Convento São Franciscoo

O Convento e Igreja de são Francisco foi construída em 1657, num local isolado do centro urbano, rodeado por densas vegetações como forma de proporcionar paz e tranquilidade dos frades franciscano que aí residiam.

Em termos arquitetónicos a Igreja tem uma planta poligonal composta por nave e capela-mor destacada, mostrando a articulação dos volumes. Fachada de pano único de frontão triangular, aberto por portal e encimado por janelão com grades em ferro; campanário no cunhal do lado esquerdo, da fachada principal, com ventana em arco de volta inteira de remate triangular.

Paredes laterais, de pano único, com janelas, no corpo da nave e na capela-mor, delimitadas por cunhais.  No interior da igreja do convento podemos constatar uma nave única e capela-mor, sendo visíveis os negativos dos azulejos que revestiam o seu interior. No corpo da nave pode-se ainda observar a marcação da existência de um piso (possivelmente o coro-alto) e no centro encontra-se uma lápide tumular epigrafada. Ainda se encontram dispersos restos de pequenos muros aparelhados, que pertenceriam ao edifício conventual.

Sítio Histórico Cidade Velha