IMG_0945_-_Copia.jpg
Decorreu no dia 04 de janeiro, na sala de conferência da Biblioteca Nacional, a Mini Maratona Luso-Americano de leitura do Moby Dick, de Herman Melville, com adaptação e tradução para português de Pedro Alves e Tiago Patrício.
O evento foi promovido pelo Ministerio da Cultura e das Industrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, em parceria com o Museu da Baleia de New Badford e a Biblioteca Nacional, e contou com a participação, em simultâneo, de várias Instituições espalhadas pelo Atlânticopartilhando a experiência de ler esta magnifica "estória".
As Instituições presente na leitura a par do IPC e o Museu da Baleia de New Bedford, foram o Museu de Angra do Heroísmo, O Observatório do Mar dos Açores (Horta), ambas nos Açores, e a Faculdade de Ciências Socias e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.
A Mini maratona de leitura de Moby Dick contou com cerca de 40 leitores, entre adultos e crianças que durante 3h30 leram a obra. De entre os convidados/leitores contamos com a presença do Presidente do IPC Hamilton Fernandes, a Curadora do IBNL Adelaide Monteiro, representantes das Embaixadas dos Estados Unidos e de Portugal, escritores, jornalistas, poetas e amantes da leitura em geral.
Antes do início da leitura, as 19h00 de Cabo Verde e 15h00 de New Bedford, foi realizado um atelier infantil, facilitado pela técnica Dúnia Pereira, ponto focal do IPC para o projecto CONCHA, intitulado “ Um Mergulho Profundo no Mar”, que contou com a entusiástica presença de cerca de 20 crianças e alguns encarregados de educação.

Últimas Notícias