formacao_marketing_museu.jpg

Arrancou na manhã desta segunda-feira a formação “Marketing e Comunicação em Museus” promovida pelo Instituto do Património Cultural em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação – AECID, através do programa ACERCA.

Destinada aos profissionais dos museu e instituições que lidam direta ou indiretamente com o tema, esta formação visa a promoção de um debate e apresentação de soluções de comunicação para a afirmação dos museus no contexto atual.

De acordo com a Diretora de Museologia e Museus, Ana Samira Baessa, no seu discurso de abertura, esta formação foi pensada para suprir uma lacuna evidente no que concerne a projeção dos museus no contexto sociocultural, educativo e turístico.

“Pensamos que tão importante como ter um número variado de estruturas museológicas e de acervos é preciso alargar e massificar o seu conhecimento, e despertar o interesse na sua fruição por parte do grande público, objetivo que pode ser alcançado mediante a definição de mecanismos de comunicação e marketing adaptados à nossa realidade museológica, ao contexto sociocultural e geográfico do país e ao público potencial” afirmou.

Por outro lado, segundo a mesma, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, prepara a elaboração do Plano estratégico dos museus, horizonte 2020 – 2024, cujos pilares assentam em 5 eixos dos quais a comunicação: Gestão administrativa, Gestão do Acervo, Difusão e Comunicação, Ação educativa e cultural e Acessibilidade. Dai a importância da capacitação dos técnicos a nível nacional, nas várias áreas.

A abertura da formação contou com a presença do Conservador do Arquivo Nacional, José Maria Veiga e do Consul Manuel Jesús del Rosário, que realçaram a importância desta formação para os técnicos nacionais e para promoção do acervo histórico e cultural nacional.

“Marketing e Comunicação nos Museus” decorre até o dia 13 de dezembro no Arquivo Nacional e será ministrada por Maria Jesús Cabrera Bravo, Expert espanhola, afeta ao Departamento de Turismo e Cultura da Comunidade de Madrid, e com vasta experiência em comunicação dos Museus daquela cidade.

Últimas Notícias