dimitri_visita_museus.jpg 

Na sequência do encontro com o corpo diretivo do IPC, o Diretor Regional da Unesco Dakar, Dimitri Sanga, acompanhado da responsável regional pela área da cultura, Guiomar Alonso, e da Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO, (Unescocv), Carla Palavra, visitou nesta quinta-feira, o Museu de Arqueologia e o Museu Etnográfico da Praia.

Com inicio no Museu de Arqueologia, a comitiva de Dimitri Sanga, foi convidada à uma viagem por parte da história dos navios, das rotas e dos navegadores que, em tempos, ligaram Cabo Verde ao mundo, traçando histórias comuns, de vidas e países diferentes. Uma viagem pela exposição patente neste museu, intitulada Hi(é)stórias que o nosso mar preservou, guiada pelo técnico Jose Silva Lima.

Após conhecer um pouco da arqueologia subaquática nacional, o Diretor do BREDA teve a oportunidade de entrar pelas casas tradicionais cabo-verdianas, por via do Museu Etnográfico da Praia. Ver, ouvir e conhecer o quotidiano do homem e da mulher rural, que através da criatividade se adaptaram e modificaram o meio e as matérias-primas que tinham à sua disposição.

O Diretor do BREDA, que foi recebido pela Diretora de Museologia e Museus, Ana Samira Silva, demostrou-se satisfeito por conhecer a rica história e espólio patente nestes museus.

Últimas Notícias