assinatura_protocolo_IPC_e_DGTT.jpg

O Instituto do Património Cultural e a Direção Geral do Turismo e Transportes rubricaram na passada sexta-feira, dia mundial do turismo, um protocolo de parceria visando a valorização e promoção do Turismo Cultural em Cabo Verde.

A partir do protocolo ora assinado, que vigora por três anos, pretende-se criar condições básicas de colaboração para proteção, preservação, divulgação e promoção do Património Cultural e, da valorização dos recursos turísticos de Cabo Verde, otimizando os recursos humanos, técnicos, tecnológicos e financeiros de que dispõem, de uma forma concertada e integrada.

A formalização deste acordo de parceria, para o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acaba por colmatar e dar resposta a algo necessário e urgente para a mudança de paradigma do sector turístico e cultural que se quer para o país.

“Quando se fala do turismo e sua sustentabilidade em Cabo Verde, património e bens culturais figuram-se como peças fundamentais para o seu alcance.”, afirmou Fernandes, reforçando que os “números que temos tido na Cidade Velha, e no Campo de Concentração, mostram que o seguimento do turismo cultural é o futuro”.

E com a mudança de paradigma do sector, mudam-se também o nível de exigência do turista que visita este Arquipélago. Cabo Verde tem recebido turistas mais preocupados com “o ambiente, património, as comunidades e culturas locais”.

De acordo com Francisco Martins, Diretor Geral do Turismo e Transportes, pela qualidade e rico património que dispõe o país, é muito importante este alinhamento entre os sectores turismo e património cultural, principalmente pelo valor económico e social que agrega junto as comunidades e munícipes.

O documento foi rubricado pelo Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, e pelo Diretor Geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins, num ato testemunhado pelo Presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Secretário Adjunto do Ministro de Estado, Diretores e Técnicos do IPC, DGTT e CMSM, e pela comunidade local.

Últimas Notícias