Monumento_revolta_de_ribeirao_manuel.jpg

Iniciaram os trabalhos de restauro integral do monumento da Revolta de Ribeirão Manuel, edificado em homenagem a conhecida Revolta que ocorreu na localidade por volta de 1910, em decorrência da recursa dos rendeiros em pagar as rendas dos terrenos.

Situado em Ribeirão Manuel, Concelho de Santa Catarina, Santiago, este monumento é construído de alvenaria de pedra em três blocos, que se diminuem de volume da base para o cume, que por sua vez, é encimado com estatuas de homens e mulheres com armas erguidas simbolizando o dito popular “homem faca, mudjer matchado”.

Devido ao atual estado de degradação, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, inseriu-o na lista dos patrimónios a serem reabilitados no quadro do Plano Nacional de Reabilitação de edifícios históricos e religiosos.

O Restauro deste monumento com grande valor histórico e cultural será feito pelo artista plástico Domingos Silva Luísa, orçado em 1.500.000.00 (mil e quinhentos contos). Para materialização do projeto, o IPC acaba de assinar um contrato com o artista, estando previsto o seu total restauro em dois meses, a partir da data de assinatura do contrato, 11 de setembro.

O restauro deste monumento é financiada integralmente pelo Governo de Cabo Verde, através do eixo IV do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades(PRRA), coordenado pelo Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação(MIOTH).

Fotos:www.cabo-verde-foto.com

Últimas Notícias