Anuncio_Publico_N34_2019_PRRA_EIII_BR.jpg

O Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território e Habitação acaba de lançar o concurso público (nº 34/2019_PRRA_EIII_BR) referente à execução da empreitada para “requalificação dos arruamentos e largo na Vila de Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde”.

Nova Sintra é requalificado no âmbito do Eixo III do PRRA que visa a Reabilitação de Centros Históricos. Eixo este coordenado pelo Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território e que conta com assistência técnica do Instituto do Património Cultural.

Os documentos para o concurso podem ser adquiridos através dos emails Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a partir do dia 27 de agosto, nos dias uteis, entre as 8h30 às 16h30 através do DUC, mediante o pagamento dum montante não reembolsável de 40 mil escudos.

As propostas devem ser entregues até as 10h00 locais do dia 7 de outubro de 2019, numa das salas de reuniões da Direção geral das Infraestruturas. Dia em que será realizado o ato público de abertura das propostas, na sala de reuniões do Ministério das Infraestruturas.

O contrato de empreitada deverá ser executado em 3 meses, a contar da data da consignação da obra.

As informações completas do concurso estão disponíveis na DGI do Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território e Habitação.

De realçar que, devido aos valores históricos e patrimoniais intrínsecos ao Centro Histórico de Nova Sintra, este declarado Património Nacional pela Resolução nº 35/2012, de 21 de Junho. O objetivo desta proteção consistiu na promoção de uma gestão que enfatize a preservação e valorização do seu legado patrimonial.

Este Centro Histórico constitui um exemplo excecional de assentamento tradicional numa simbiose perfeita entre o meio físico /homem /sobrevivência. Assim, pelas suas caraterísticas peculiares, podemos incluir o Centro Histórico de Nova Sintra no conjunto de algumas vilas rurais que constam na Lista de Património Mundial da UNESCO. Primeiramente, no que diz respeito ao assentamento tradicional assemelha-se às vilas de Shirakawa-go e Gokayama (Japão); Antiga Vila de Hollókő e seus arredores (Hungria); Vila Histórica de Hahoe and Yangdong (República de Correia).

Por estes e outros motivos, o Centro Histórico da “ilha das flores” passou a integrar a indicativa de Cabo Verde na UNESCO, pelos critérios IV e VI, em março de 2016.

Últimas Notícias