ponte_canal_diagnostico_engenharia.jpg

O aqueduto “Ponte de Canal”, estrutura hidráulica construída em 1956, localizado na Ribeira Grande, Santo Antão, vai ser reabilitada ainda este ano, conforme a declaração do Ministro da tutela, Abraão Vicente, a quando da sua última deslocação a localidade no último mês de julho.

Para efeito, no âmbito do protocolo de parceria assinado entre o Instituto do Património Cultural e Infraestruturas de Cabo Verde, SA / Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação e o Instituto de Construção da Universidade do Porto, encontra-se no local uma equipa de engenheiros destas instituições, para a inspecção estrutural do aqueduto, possibilitando aferir o seu estado de conservação.

A equipa já efetuou a recolha de amostras de carotes e dos demais componentes materiais, com o objectivo de analisar o nível de desgaste do betão, bem como da sua carbonatação. Ainda, a nível da engenheira já foi efetuado o levantamento dos danos geométricos rigoroso dos pilares em altura da Ponte de Canal, bem como a análise lateral dos pilares, verificando a resistência atual da estrutura.

Este levantamento técnico, subsequente à missão da mesma equipa no passado mês de junho, tem por objetivo elaborar o projeto de reabilitação da Ponte de Canal, uma estrutura edificada em alvenaria de pedra e argamassa que ergue-se num arco abatido de volta perfeito, que por sua vez é encimado com molduras, também em formato de arco romano.

Ponte de Canal é reabilitado no âmbito no Plano Nacional de Reabilitação de Edifícios Históricos e Religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural e é financiado pelo Governo de Cabo Verde, no quadro do PRRA.

Últimas Notícias