formacao_reabilitacao_patrimonio.jpg

No quadro do Eixo IV do PRRA, o Instituto do Património Cultural em parceria com a ICV/DGI - Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, promoveu um workshop sobre Reabilitação e Reforço das Estruturas Patrimoniais.

A formação aconteceu no âmbito das atividades de inspeção e diagnóstico estruturais que serão desenvolvidas em Ponte do Canal, Ribeira Grande de Santo Antão e nos demais edifícios patrimoniais em todo território nacional.

Destinada aos técnicos do Instituto do Património Cultural e do MIOTH que lidam direta ou indiretamente com a área, esta ação formativa foi ministrada pelos Engenheiros do Instituto da Construção da Universidade do Porto, Esmeralda Paupério, Nelson Vila e Xavier Romão, que debruçaram sobre a caracterização das estruturas existentes, reabilitação e reforço de estruturas de betão armado.

A formação serviu de mote para a assinatura de um protocolo de parceria, tripartido, entre o ICV – Infraestruturas de Cabo Verde, o IPC – Instituto do património Cultural e o IC – Instituto da Construção (instituto de interface da Universidade do Porto), com vista a colaboração na gestão e planificação de intervenções nas infraestruturas e obras bem como em atividades que visam a Formação, Transferência de conhecimento e Consultoria técnica especializada.

Rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da ICV, (Eng. Carlos Filipe Santos Correia e Silva), Presidente do Conselho de Administração do IPC, Hamilton Jair Fernandes e pela representante do Presidente do IC, Esmeralda Paupério, o acordo de parceria celebrado, ontem, tem a vigência de três anos.

De frisar que a colaboração do Instituto da Construção da Universidade do Porto iniciou ainda antes do protocolo rubricado, com a assistência técnica para reabilitação da Ponte de Canal, em Santo Antão.

Após a formação, e na sequência da visita do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, no passado mês de julho, à estrutura hidráulica, a equipa da Universidade do Porto, acompanhada de engenheiros nacionais, desloca-se à ilha das Montanhas para dar inicio ao diagnostico exaustivo da mesma seguido da elaboração do projeto de intervenção.

Últimas Notícias