reuniao_cmnp_museu_de_romarias.jpg

A ilha de Santo Antão vai contar, a partir de 2020, com um Museu de Romarias, no Porto Novo, garantiu o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, aquando da sua deslocação à ilha.

Para o efeito e em sequência da mesma, uma equipa do Instituto do Património Cultural, liderada pelo seu Presidente, Hamilton Jair Fernandes, recebeu o Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, para um primeiro encontro e delinear das etapas do processo até sua materialização efetiva.

Foram também pontos de agendo do encontro, a musealização e sinalização da Rota de San Jon, a reabilitação da Igreja de Ribeira das Patas, que comporta a rota, no quadro do eixo IV do PRRA.

A montagem do Museu de Romarias e a Musealização da rota de São João, na ilha, acontecem no âmbito do plano de salvaguarda, desta festividade, entregue à tutela, no âmbito da sua classificação a património cultural nacional, em novembro de 2017.

Durante o encontro, ficou o acordo da finalização dos projetos de reabilitação, até final de setembro, e para isso, desloca-se esta semana dois engenheiros do Instituto à ilha das montanhas. Estes farão o diagnóstico das patologias dos edificados em causa para elaboração dos projetos de reabilitação, que serão feitos pelas equipas técnicas do IPC e da CMPN, e posteriormente submetidos ao Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território.

Participaram também deste encontro, Diretora de Museologia e Museus, Ana Samira Silva, e o Técnico / Antropólogo que coordenou o dossier de São João, Humberto Lima.

Últimas Notícias