lançamento_de_auto_da_lingua_cabo-verdiana.jpg

Cabo Verde é fruto e reflexo da diversidade e do multilinguismo. Diversidade no sotaque, nas palavras, no significado que pula de ilha em ilha, maravilhando docilmente os nossos ouvidos, manifestando a essência do ser crioulo.

Reconhecendo sua importância para a Nação Crioula, o Conselho de Ministros, na sua resolução de 25 de julho, classificou a língua cabo-verdiana como Património Cultural Imaterial Nacional. Numa classificação que passou pelos fatores “união do povo cabo-verdiano”, tanto no país como na diáspora e “elo” de Cabo Verde com o mundo através da história, cultura e da música, enquanto reconhecimento do valor cultural da língua e produto cultural partilhado por todos os cabo-verdianos, ou seja, o património maior desta nação. 

Com essa classificação o Governo reconhece o papel da língua enquanto veículo do património imaterial e elemento sine qua non em todas as suas manifestações, desde o São João, passando pela Tabanca, à Morna, cuja salvaguarda é fundamental para que se mantenha viva a comunidade linguística, a nação, o sentimento de comunhão que deífica, contribuindo para a afirmação e consolidação da identidade nacional partilhada.

Enquanto a classificação reconhece o valor cultural da língua como património cultural partilhado por todos os cabo-verdianos, a legalização permite o uso da língua e o direito de usá-la.

No tocante este último ponto, a oficialização, recorda-se que a quando do dia Internacional da Língua Materna, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou que “para este Governo, a oficialização da língua cabo-verdiana está na linha da frente, de modo que na próxima revisão constitucional seja debatida e reconhecida como língua oficial de Cabo Verde”.

Contudo, esclareceu que o processo do uso da língua na modalidade escrita, isto é, a padronização, é moroso e pode levar duas ou três gerações para que ela passe a ser assumida naturalmente pela sociedade. “Foi assim com outras línguas”, afirmou.

Últimas Notícias