Reab_INSR_70_concluida.jpg

A primeira fase das obras de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha – Património Mundial, está 70% concluída. A garantia foi dada pelo Arquiteto do IPC, Adalberto Tavares, a quando da visita dos técnicos do Instituto à obra.

Visita esta promovida pela Direção dos Monumentos e Sítios, direção do Instituto do Património Cultural, responsável pela reabilitação dos edifícios históricos e patrimoniais a nível nacional. A mesma teve como objetivo, o inteirar do curso destas obras, iniciadas há seis meses.

Segundo Tavares, optou-se por iniciar pelo grosso da Igreja, consolidando a encosta, substituindo o telhado, removendo e revestindo as paredes do edifício. Do trabalho elencado, está-se neste momento a consolidar-se as paredes internas, tendo já consolidado a encosta.

No tocante à cobertura, fez saber que já se encontra finalizada as coberturas da Nave central e a sacristia. Ficando por cobrir a capela desentulhada no decorrer das escavações, realizadas no passado mês de fevereiro com a Equipa CONCHA. Capela esta, que segundo informações recolhidas, era dedicada a São Sebastião.

Posteriormente, a esta fase, a equipa liderada pela empresa Sémico procederá ao trabalho mais especifico, que diz respeito à funcionalidade da Igreja. Isto é, a eletricidade e sonoridade do espaço.

Estiveram presentes na visita, técnicos de todas as direções do IPC, que demonstraram satisfeitos com o avanço dos trabalhos.

Últimas Notícias