PR_visita_ponte_canal.jpg

No âmbito da sua deslocação à Santo Antão, o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, visitou a Ponte de Canal, estrutura contemplada para reabilitação no quadro do Eixo IV do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA.

Uma visita para análise in loco do estado de conservação desta estrutura hidráulica construída no ano de 1956. Fernandes fez-se acompanhar do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande - Santo Antão, Olavo Delgado, Diretor Geral das Infraestruturas, Eng. Carlos Silva, Enginheiro do IPC, Anildo Moreira, e Engenheiros do Instituto da Construção Universidade do Porto, Humberto Varum e Esmeralda Paupério.

Varum e Paupério estão em Cabo Verde no âmbito da parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC e a Universidade do Porto, Portugal, para reabilitação deste aqueduto edificado em alvenaria de pedra e argamassa, erguendo-se num arco abatido de volta perfeita, que por sua vez, é encimado com molduras também em formato de arco romano. Alberga na parte superior, uma levada, que faz a travessia da água de um lado para o outro, para irrigação agrícola nas imediações das localidades Boca de ambas Ribeiras e Boca de Coruja.

 A equipa da Universidade do Porto, em conjunto com a equipa nacional, tem em curso um diagnóstico exaustivo da estrutura que servirá de referência para elaboração do projeto de reabilitação da Ponte de Canal, orçada em 30. 000.000, 00.

Últimas Notícias