PM_visit_tabanca_tchada.jpg

A Tabanca é celebrada anualmente nas ilhas de Santiago e Maio, entre os meses de abril e agosto, em honra dos santos católicos, tais como: Santa Cruz, Santo António, São João Baptista, São Pedro. Ontem, 13 de junho, aconteceu a celebração do bairro e a Tabanca de Achada Santo António, na ilha de Santigo.

Um momento marcado pela visita do Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, que foi recebido pelo Ministro de Estado Fernando Elísio Freire, o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, e pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, Tober Silva.

Correia e Silva deslocou-se à localidade para acompanhar de perto esta manifestação cultural, que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, pretende elevar a património nacional.

De frisar que, no âmbito da valorização da Tabanca, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, atribuiu, pelo segundo ano consecutivo, um financiamento de 200 000, 00 aos grupos de Tabanca legalmente instituídos. Um montante destinado, em grande maioria, à melhoria do vestuário e instrumentos musicais dos grupos.

Últimas Notícias