MEP E MA recebem visita da Humanité e inclusion

Os Museu Etnográfico da Praia e o Museu de Arqueologia, tutelados pelo Instituto do Património Cultural, receberam a visita da Adelsia Duarte, responsável dos estudos e seguimentos da Humanité e Inclusion.

Uma visita que teve como objetivo fazer um primeiro diagnostico destes espaços no que à acessibilidade diz respeito, e avaliar as possibilidades de cooperação com o IPC para melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida nos espaços históricos e culturais.

De frisar que Cabo Verde já dispõe de uma lei de acessibilidade, o decreto lei nº20 de 2011, que define todos os parâmetros a nível das portas como também das rampas, elevadores moveis, entre outros.

Neste momento, informou, Duarte, que a Humanité e Inclusion tem trabalhado com varias ONGS neste sentido e está a preparar um plano de comunicação inclusivo que será disponibilizado a toda sociedade civil e organismos públicos e privados.

Após as visitas, Adelsia Duarte apontou a colocação de rampas, elevadores, portas largas e espaços amplos, áudio e vídeo guias, como passos significantes para criar ambientes apropriados para receber qualquer um que deseja conhecer os museus de Cabo Verde, conferindo-os maior autonomia e liberdade.

Adelsia foi recebida nos Museus pela Coordenadora de Museologia e Museus, Ana Samira Silva e equipa.

Últimas Notícias