Comissão Diocesa visita INSR

A Comissão Diocesana para reabilitação do património cultural, representada pelo Padre António Ferreira acompanhado do Diretor dos monumentos e sítios, Jaylson Monteiro, visitou as obras de reabilitação da igreja de Nossa Senhora do Rosário na Cidade Velha, para inteirar-se do andamento do processo.

Jaylson Monteiro, que conduzia a visita, informou ao pároco que a equipa no terreno tem trabalhado, neste momento, a cobertura do edificado, contenção de muros e retoques no interior da igreja.

Após a visita, o Padre António avaliou positivamente o andamento dos trabalhos, ressaltando o cuidado minucioso que a equipa tem desenvolvido o mesmo, plenamente justificado pela idade, valor arquitetónico, religioso e simbólico e histórico do edificado em causa, por forma a não o desvirtuar.

“Isso da esperança de no final termos um bom trabalho, entre modernizar em questões de acessibilidade, procurando o espírito de dialogo e o melhor para nossa obra, seja, por parte do Instituto Património Cultural, da igreja e também da empresa vencedora do concurso. E com isso todos saem a ganhar. Este é um bom exemplo a partilhar”, afirmou.

A reabilitação da Igreja Nossa Senhora do Rosário enquadra-se no plano nacional de reabilitação dos edifícios históricos e religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, e é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo, num valor de 50 mil contos.

Últimas Notícias