Instituído pelo ICOM desde 1977, o Dia Internacional dos Museus (18 de maio), comemorado durante um dia e/ou uma semana, tem como objetivo a realização de atividades, eventos, visitas guiadas, reflexões, entre outros que contribuam para aumentar a consciencialização de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de compreensão mútua, cooperação e paz entre os povos”.

Este ano, o lema escolhido para o Dia Internacional dos Museus incidirá sobre os novos papéis dos museus como atores ativos em suas comunidades: “Museus como centros culturais: o futuro da tradição”.

É notório que “o papel dos museus na sociedade está a mudar, e as instituições continuam a reinventar-se na procura por se tornar mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis e móveis. Os Museus são agora polos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade combina com o conhecimento e onde os visitantes também podem cocriar, compartilhar e interagir.

Enquanto preservam suas principais missões – colecionar, conservar, comunicar, investigar, expor – os museus transformaram as suas práticas para se manterem próximos das comunidades que servem. Hoje, procuram formas inovadoras de lidar com questões sociais contemporâneas e conflitos.

Agindo localmente, os museus também podem defender e mitigar os problemas globais, esforçando-se para enfrentar proactivamente os desafios da sociedade atual. Como instituições no coração da sociedade, os museus têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico e definir um futuro sustentável.

Ao mesmo tempo, um ponto focal para a comunidade e parte integrante de uma rede global, os museus oferecem uma plataforma para traduzir as necessidades e pontos de vista das comunidades locais num contexto global.” (ICOM).

Deste modo, o Instituto de Património Cultural, através da Direção de Museologia e Museu, realiza nos vários museus sob sua tutela, um leque de atividades, durante uma semana, para celebrar a efeméride, envolvendo a comunidade local e escolas nos vários níveis de ensino (EBI/Secundário/Superior).

Últimas Notícias