Representante UNESCO DAKAR Moussa wele

O Corpo diretivo do Instituto do Património Cultural, liderado pelo seu Presidente, Hamilton Jair Fernandes, recebeu no instituto, Moussa Welle, representante do escritório Regional da UNESCO em Dakar.

Um encontro com objetivo de alinhar as politicas estratégicas de Cabo Verde às do BREDA, no tocante à preservação do património cultural na região africana.

Para o efeito, constaram da agenda do referido encontro a preparação do 10º aniversário da inscrição de Cidade Velha na Lista do Património Mundial; assistência Internacional para a inscrição do Tarrafal, assistência internacional relativo ao plano de salvaguarda da Morna, pós candidatura para inscrição da Morna na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial.

De recordar que Cabo Verde entregou há um ano, o dossier de candidatura da Morna, e agora aguarda pela decisão final em dezembro de 2019. Enquanto isso, o país trabalha na implementação do plano de valorização e salvaguarda deste género que une todos os cabo-verdianos.

Foram ainda discutidos durante o encontro com Moussa Wele, a revisão da nova lei do património cultural de Cabo Verde, em curso, mecanismos de proteção e promoção do centro histórico da Praia, associado ao desenvolvimento do mesmo.

Na sequência da recente ratificação, por parte de Cabo Verde, da convenção de 2001, para salvaguarda do património cultural subaquático, esteve ainda sobre a mesa as próximas etapas para implementação da referida convenção. Neste ponto, o Presidente do IPC informou que a comissão nacional para salvaguarda do património cultural subaquático, recentemente empossada, trabalhará sobre um plano de intervenção a ser submetido ao escritório regional em Dakar.

Por fim, versou-se sobre a necessidade de ratificação da Convenção de 1970 contra o Tráfico Ilícito de Bens Culturais, discutindo a possibilidade de Cabo Verde solicitar assistência técnica para preparar o pacote de ratificação.

Moussa Wele, garantiu ao Instituto total disponibilidade do escritório regional de Dakar em colaborar com Cabo Verde na implementação dos dossiers colocados sobre a mesa, neste encontro.

Últimas Notícias