Salina de pedra de lumi

Situado em Pedra Lume, na Ilha do Sal, Salinas de Pedra Lume, integra a lista dos edifícios a serem reabilitados, no âmbito do IV eixo do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades- PRRA, do Governo de Cabo Verde, coordenado pelo Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.

A antiga refinaria, teleférico, estrutura de preparação do Sal, foi construído pela empresa Salins du Cap Vert para fortalecer a industria salineira, que já tinha sido explorado anteriormente pelo o abastado comerciante Manuel António Martins por volta de 1796, fator significativo no povoamento da ilha.

O projeto de reabilitação da Salinas Pedra Lume, orçado em 75 600 contos, está a ser elaborado pelo arquiteto Adalberto Tavares, em colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal do Sal e Universidade do Aveiro.

O IV Eixo do PRRA sob responsabilidade do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC - Instituto do Património Cultural, visa a reabilitação de 29 edifícios históricos e religiosos no país, no decorrer da presente legislatura.

Últimas Notícias