IPC recebe ACIF

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, e equipa, recebeu, no Instituto para uma visita de cortesia, uma delegação da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), Madeira, Portugal, composta por Marco Vieira e Nuno Assis.

A visita, que aconteceu no quadro das V jornadas do projeto Margullar, teve como foco o estreitar de relações entre estas duas entidades, já ligadas pelo projeto Margullar, no tocante à preservação do património cultural subaquático.

Cabo Verde pela sua condição arquipelágica e parcos recursos financeiros e humanos, tem enfrentado alguns desafios no que toca a fiscalização e vigilância das atividades subaquáticas.

Para ultrapassar tais desafios, o Governo de Cabo Verde procedeu, no passado mês de março, ao deposito da ratificação da convenção de 2001, criou, através da Resolução nº66/2018 de 13 de julho, a Comissão para a Proteção e Valorização do Património Cultural Subaquático, composta por representantes de 12 instituições públicas do país, e integrou dois projetos internacionais que visam a preservação do seu legado subaquático. A saber, CONCHA da Cátedra Unesco - O Património Cultural dos Oceanos, e Margullar.

É no quadro do projeto Margullar, que visa a valorização do património cultural subaquático no espaço arquipélagos e costas da Macaronésia, que Cabo Verde propõe a elaboração de um plano de salvaguarda do seu vasto legado subaquático. Para o efeito, a ACIF já se pré-disponibilizou a colaborar com o Cabo Verde, técnica e financeiramente.

Colaboração esta, que no dizer do Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, chega num momento oportuno e crucial para Cabo Verde. Momento em que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas prepara-se para empossar a Comissão Proteção e Valorização do Património Cultural Subaquático, responsável pela elaboração, implementação e fiscalização do plano nacional de salvaguarda do património cultural subaquático deste arquipélago.

Note-se que as jornadas de trabalho do Margullar, que acontecem na Cidade Velha de 17 a 18 de abril, contam com a presença de mais de uma dezena de participantes provenientes do espaço Macaronésia, e de demais parceiros nacionais.

Integram o projeto MARGULLAR Cabildo de Lanzarote, Direção Regional da Cultura dos Açores - Fundo Regional de Ação Cultural, ADCA - Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura-Madeira, Associação Comercial e Industrial do Funchal Câmara de Comércio e Industria da Madeira, Instituto do Património Cultural de Cabo Verde e Direção do Património Cultural do Senegal.

Últimas Notícias