Orfanato Caleijão PRRA

O Orfanato de Caleijão, situado na localidade do Caleijão, no concelho de Ribeira Brava, ilha de São Nicolau, integra a lista dos edifícios a serem reabilitados, no âmbito do IV eixo do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades - PRRA, do Governo de Cabo Verde, coordenado pelo Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação.

De cariz religioso, construído por volta de 1870, para albergar o Cabido, este edifício foi reconvertido em orfanato em 1943, tendo funcionado até a década de 70 do século XX. Servia igualmente para a instrução feminina, com aprendizado da arte de bem-estar, bem-fazer e bem-servir.

O Orfanato Caleijão possui dois pisos com cobertura de telha marselhesa em duas águas, realçando a sobriedade arquitetônica, e as sete janelas no piso superior. O seu projeto de reabilitação, orçado em 69 360 contos está a ser elaborado pelo arquiteto Daniel Oliveira, em colaboração com a equipa técnica da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

O IV Eixo do PRRA sob responsabilidade do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC - Instituto do Património Cultural, visa a reabilitação de 29 edifícios históricos e religiosos no país, no decorrer da presente legislatura.

IPC doa “Auto da língua cabo-verdiana, alguns traços estruturais” à duas turmas-piloto do Projeto Bilingue em Portugal

Últimas Notícias