Forte duque de bragança

No âmbito do IV Eixo do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade – PRRA, o Instituto do Património Cultura, inicia nesta segunda-feira, 25 de março, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista, escavações arqueológicas no Forte Duque de Bragança, localizado no ilhéu de Sal-Rei, na ilha da Boa Vista.

Para o efeito, desloca-se à ilha das dunas, uma equipa do Instituto composta pela Arqueóloga Nireide Tavares e pelo Técnico Francisco Moreira, que durante duas semanas, fará prospeções no interior e na zona envolve ao Forte para recolha de vestígios que servirão de base para elaboração do projeto de reabilitação do edificado.

O Forte Duque de Bragança foi construído por volta de 1820, para defesa do ancoradouro de Sal Rei contra os ataques de piratas e corsários, uma vez que, a ilha naquela época tinha assumido um papel crucial na exportação do sal. Possui uma planta quadrangular, adaptado ao terreno.

Sua reabilitação enquadra-se no Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, e é financiado integralmente pelo Governo de Cabo Verde, através do PRRA, num valor de 45. 360.000,00.

Últimas Notícias