IPC FAC rubricam protocolo de cooperação

 

O Instituto do Património Cultural (IPC) e a Fundação Amílcar Cabral (FAC) rubricaram nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, um protocolo de cooperação para elaboração do Plano Estratégico de Educação Patrimonial, no quadro do projeto “Cabo Verde: História, Cultura e Ambiente para um Turismo Sustentável”, da FAC, financiado pela União Europeia, num valor de 1.146.423$00 (um milhão, cento e quarenta seis mil, quatrocentos e vinte e três escudos).

A necessidade de elaboração do Plano Estratégico de Educação Patrimonial, surgiu na senda da primeira conferência de educação patrimonial realizada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, em dezembro de 2017.

Um encontro que reuniu no berço da nação cabo-verdiana um conjunto de profissionais da área da educação, associações locais e agentes ligados a preservação de bens culturais, para uma reflexão a volta das linhas orientadoras da educação patrimonial e a melhor forma de implementar o tema património nas atividades extracurriculares, promovendo o conhecimento   do património cultural local e nacional.

Da conferência saíram um conjunto de recomendações, que advertiram para a elaboração de um Plano Estratégico de Educação Patrimonial, enquanto documento orientador na implementação as atividades extracurriculares, centradas no património cultural.

O protocolo rubricado pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, e pela Diretora Executiva da Fundação Amílcar Cabral,Tatiana Neves, em representação das instituições implicadas no ato, vigora por 4 meses após sua assinatura.

No âmbito da elaboração do plano estratégico de Educação Patrimonial, será criado uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos trabalhos de elaboração do Plano Estratégico de Educação Patrimonial, a qual terá, de entre outras atribuições, a revisão e aprovação dos produtos da consultoria .

A Comissão será presidida pelo IPC e, vice presidida pela FAC e dela farão parte ainda um técnico do Ministério da Educação, um técnico da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde e um da Plataforma das ONG de Cabo Verde.

 

Últimas Notícias