IPC reune c conselho paroquial maio

No âmbito da deslocação à ilha do Maio, uma equipa do Instituto do Património Cultural, liderada pelo seu Presidente, reuniu-se com o Conselho Paroquial de Nossa Senhora da Luz, para apresentação do estado de conservação do edifício, de acordo com o estudo patológico, realizado pelos técnicos do IPC, e avaliar as prioridades de intervenção.

Após as boas-vindas do Padre Elias, a equipa do Instituto apresentou o Eixo IV do PRRA, as propostas de intervenções para a ilha do Maio, num encontro muito intenso e participativo, que contou com a presença do Gestor do Fundo Turismo, Eng. Manuel Ribeiro, técnicos do IPC e membros do Conselho Paroquial.

Ao final do encontro, por iniciativa conjunta, foi criada uma comissão para o acompanhamento do processo, constituída pela comissão paroquial, liderada pelo pároco local, e técnicos do IPC. Esta comissão terá como principal missão a apresentação de um calendário de trabalho, prévio à submissão do projeto a concurso público.

Por fim, assumiu-se o compromisso da entrega do projeto de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Luz, para a socialização, em março.

Relativamente aos outros edifícios, segundo informou o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, o instituto já entregou o projeto de reabilitação da capela de Morrinho ao MIOTH, para efeitos de lançamento do concurso público. Já a capela de Santo António, localidade de Penoso, garantiu estar em fase de elaboração do projeto.

Na ilha do Porto Inglês, foram contempladas, no Eixo IV do PRRA, três estruturas patrimoniais religiosas, nomeadamente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz no valor de 39 552, 00, Capela do Morrinho no valor de 5 616,00 e Capela de Santo Antonio, Monte Penoso, no valor de 6 084, 000.

A reabilitação desses edifícios acontece no quadro do Plano Nacional de reabilitação de reabilitação de edifícios históricos e religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, e é financiado no quadro do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA, do Ministério das Infraestruturas e Ordenamento do Território.

Últimas Notícias