Grupo parlamentar do MPD visita cidade velha

No âmbito de suas Jornadas Descentralizadas ao Concelho da Ribeira Grande de Santiago, o Grupo Parlamentar do MPD visitou as obras de reabilitação da Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Gabinete de Gestão da Cidade Velha-Património Mundial.

Visitas realizadas com intuído de conhecer o andamento dos trabalhos na Igreja e projetos do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, para a área do património cultural, com destaque para aquele Sítio Histórico que este ano celebra 10 anos de elevação a Património Mundial da UNESCO.

O grupo parlamentar do MPD foi recebido pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, Diretor dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, Diretor Administrativo e Financeiro, Filomeno Fortes, e pelo Arquiteto responsável pelo projeto de reabilitação da Igreja, Adalberto Tavares.

Durante a visita à Igreja, o Presidente do IPC explicou as intervenções que se pretende fazer no edifício que, segundo o mesmo, passará para uma intervenção profunda, inversa no sentido de corrigir algumas irregularidades que sofreu ao longo das várias intervenções. Isto afim de devolver à comunidade a aos visitantes, uma igreja com os traços originalmente concebidos.

Fernandes apresentou ainda os projetos do IPC para o biénio 2018-2019, a nível do Património imóvel, móvel e imaterial, os investimentos do Estado de Cabo Verde, e externos para preservação e valorização do património cultural.

Após a visita à igreja, o grupo parlamentar visitou o Gabinete de Gestão da Cidade Velha Património Mundial, que agora alberga o gabinete do Eixo IV do PRRA e o Diretor de Monumentos e Sítios.

Últimas Notícias