Embaixadora de espanha visita cidade velha

A atual Embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Peset, acompanhada de uma equipa do Instituto do Património Cultural, liderada pelo seu Presidente, Hamilton Jair Fernandes, e pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Silvano Barros, realizou nesta quarta-feira, sua primeira visita oficial à Cidade Velha, Património Mundial.

Espanha tem sido um dos parceiros-chave do país, no que a reabilitação e preservação do património diz respeito. Nos finais da década de 90, inicio do ano 2000, a cooperação espanhola disponibilizou um rol de financiamento para reabilitação da Cidade Velha, que veio a ser importante para sua classificação a património mundial, em 2009.

Nesta senda, Dolores Peset visitou a Cidade Velha, com vista a melhor conhecer os projetos do Governo central e local para com aquele Sítio Histórico, mas também constatar o nível de conservação do Sítio.

O Presidente do IPC apresentou os projetos e a visão do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, para com o sítio histórico, versados no plano de gestão horizonte 2022, o manual urbanístico ilustrado, a reabilitação integral da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Ao final da visita, a embaixadora demostrou total disponibilidade da Espanha em continuar a colaborar com Cabo Verde na preservação e promoção do legado nacional.

A visita iniciou pela Fortaleza Real São Filipe, passando pela Catedral, Convento São Francisco, Catedral, Igreja Nossa Senhora do Rosário, culminando na Rua Banana.

Últimas Notícias