Capela de Morinho Maio

No âmbito da deslocação à ilha do Maio, a equipa do Instituto do Património Cultural, composta pelo arquiteto Ricardo Ortet e pelo Engenheiro Anildo RM, procedeu ao levantamento arquitetônico, fotográfico e patológico da Igreja Nossa Senhora da Luz, localizada na Cidade do Porto Inglês, realizou um encontro com a comissão paroquial com fito de recolher subsídios para realização da carta de risco e projeto de reabilitação daquele edifício construído em 1872.

A igreja Matriz de Senhora da Luz, que surgiu no decurso do desenvolvimento da Vila do Porto Inglês, ostenta uma planta em formato T, volume composto com anexo lateral e posterior, cobertura de telha marselha a duas águas.

Em Morrinho, a equipa realizou um encontro de socialização, com a população local, para apresentação do projeto de reabilitação da Capela de Morrinho, também conhecida como Capela de Nossa Senhora do Rosário, situada em Monte Penoso.

A Capela de Morrinho é uma capela simples de planta retangular com cobertura de telha cerâmica e é formada por uma nave principal com uma cruz encimada e uma porta de madeira.

De acordo com o diagnostico realizado pelos arquitetos Adalberto Tavares Beto e Ricardo Ortet, no passado mês de setembro, aquando da primeira deslocação à ilha, a capela encontra-se em bom estado, em termos estruturais.

A maior preocupação reside na cobertura, deficitária e frágil, colocando em risco as pessoas que frequentam a capela, e uma parte da alvenaria de pedra da fachada principal, que apresenta grande nível de fratura, podendo cair, caso aconteça algum movimento na estrutura da capela.

A reabilitação dos bens patrimoniais na ilha do Maio, enquadra-se no plano nacional de reabilitação dos edifícios históricos e religiosos traçados pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC - Instituto do Património Cultural, e é financiado pelo Programa de Reabilitação, Requalificação e acessibilidades (PRRA) do Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação(MIOTH).

Últimas Notícias