Embaixada de PT recebe equipa CONCHA

No decurso da 3ª missão CONCHA, em Cabo Verde, a equipa do projeto foi recebida nesta quinta-feira, 31 de janeiro, pela Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, para uma visita de cortesia.

Durante o encontro a equipa apresentou o projeto, objetivos e fundamentos, e os resultados obtidos, até então, assim como as prioridades para Cabo Verde, durante a sua vigência, prevista para 3 anos.

A equipa tem trabalhado ao longo das missões, em estreita colaboração com a equipa nacional, nas áreas de arqueologia terrestre e subaquática, fazendo a ponte com os Museus, no complemento das informações e enriquecimento do espólio, mas também cruzando informações históricas da terra e do mar.

Um trabalho que no dizer de José Bettencout, Investigador do CHAM , tem servido para construir “estruturas” de fundamentação de trabalho para o futuro. Isto atendendo ao enorme potencial arqueológico de Cabo Verde.

Hamilton Jair Fernandes, Presidente do IPC, reforçou a importância da presença de Cabo Verde no consórcio CONCHA, que a longo prazo trará grandes ganhos à todos os países membros, tanto a nível histórico-cientifico, como a de partilha e disseminação de conhecimento.

O projeto CONCHA foi bem acolhido pela embaixadora de Portugal em Cabo Verde, que reiterou total apoio da embaixada ao projeto, principalmente pela sua componente “disseminação do conhecimento”.

Estiveram presentes no encontro o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, Diretor dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, Arqueóloga Dúnia Moreira Pereira, o Investigador José Bettencourt, e a Historiadora Carla Pinto do CHAM.

Últimas Notícias