Alunos miraflores visitam escavacao cidade velha

Cerca de 100 alunos Centro Educativo Mira Flores visitaram, nesta quarta-feira, 30 de janeiro, as escavações arqueológicas na Igreja Nossa Senhora do Rosário e Rua Banana, na Cidade Velha, para uma “viagem ao mundo da Arqueologia terrestre”.

Esta visita enquadra-se no plano de educação patrimonial, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do IPC - Instituto do Património Cultural, e do programa de disseminação do projeto CONCHA. 
Recorde-se que Concha é um projeto que visa desenvolver conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado arqueológico, terrestre e subaquático.

Conhecer o trabalho dos arqueólogos, ferramentas que utilizam e a importância dos seus achados, foram pontos-chave da visita dos pequenitos, que almejam ser “detetives da história” (arqueólogos), para “descobrirem a história e os tesouros do país”.

Os futuros “detetives da história”, embora já tenham conhecido a Cidade Velha, no decurso das colónias de férias promovidas pelo instituto, ficaram fascinados com a descoberta de uma nova capela, dos hábitos alimentares e da vivência da população de Ribeira Grande no século passado, através da arqueologia.

As escavações arqueológicas na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e na Rua Banana, acontecem no âmbito da terceira missão do projeto CONCHA em Cabo Verde, que decorre até meados de fevereiro.

Últimas Notícias