ipc reune com pelouro cultura CMSC

Uma equipa do Instituto do Património Cultural, liderada pelo seu Presidente, Hamilton Jair Fernandes, reuniu-se na passada sext-feira, 18 de janeiro, com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Santa Catarina, liderada pela vereadora Jassira Monteiro.

Um encontro com vista a alinhar o processo de realização do inventário nacional da tabanca no concelho de Santa Catarina, concelho aonde se concentra o maior número de grupos da ilha de Santiago, prevista para o mês de fevereiro. Note-se que o Instituto já realizou inventário da tabanca na ilha do Maio e com os grupos da Praia.

Também foi ponto do encontro, o financiamento do ano 2019 para os grupos de Tabanca. Recorde-se que, em 2018, no âmbito do projeto de valorização e salvaguarda da tabanca, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, assinou um protocolo de financiamento com 15 grupos de tabanca das ilhas de Santiago e Maio, num valor de 200 contos individuais.

Para aceder ao financiamento, em 2019, os grupos deverão primeiramente apresentar o relatório de atividades do ano transato. Nesta senda, o Presidente do instituto solicitou a intermediação da edilidade local junto aos grupos. Um compromisso assumido pela Vereadora Jacira Monteiro.

Ainda em relação à Tabanca, após um ano de reabertura do Museu da Tabanca, em regime de gestão partilhada, a equipa reunida teve sobre a mesa o ponto “dinamização do Museu da Tabanca”, com olhos pontos na investigação. Museu que será alvo de internção no quadro do eixo IV do PRRA.

Últimas Notícias