capela igreja Nossa senhora do rosário

O lado nordeste da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha, possuiu uma capela, construída na mesma altura que a gótica, no séc XV. Esta confirmação chega após escavação na igreja, que decorre no âmbito da reabilitação deste edifício histórico, construído em 1495, pelos arqueologos do CHAM, que estão a apoiar a equipa nacional, no quadro do projecto CONCHA.

A equipa, que está no terreno, ainda não possui todas as informações e respostas, pois está-se ainda a desentulhar a referida capela. Porém, já foi identificado, segundo a arqueóloga Joana, da Universidade Nova de Lisboa, dois níveis de pavimento no espaço, várias reformulações do reboco da parede e várias fases de construção da capela, tanto durante o séc. XV como do século XX.

A capela, de arco ogival, foi concebida de origem no séc. XV na mesma altura que a capela gótica. Contudo, a sua concretização pode ser mais tardia.

A capela teria sido desentulhada nos finais dos anos 60 do seculo passado e recuperada, e novamente entulhada nos anos 70. E assim permanecera até os dias de hoje.

As escavações continuam, e até o final, mais surpresas poderão surgir, garantem os arqueólogos.

Últimas Notícias