Inicio Obras INSR

Há um mês do inicio das obras de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Cidade Velha-Património Mundial, o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, esteve no local a acompanhar o andamento dos trabalhos, tendo constatado ótimo andamento e cumprimento do cronograma.

De momento, a equipa tem em curso os testes e preparação de argamassa de cal que será utilizado no reboco da Igreja, limpeza da encosta no lado poente/oeste, construção dos murros de contenção a oste do edifício e ainda retirada dos azulejos no interior.

Azulejos estes que serão recolocados após o reboco e impermeabilização das paredes. Recorde-se, que no passado mês de junho, uma equipa do IPC realizou todo processo de catalogação dos azulejos, originais e replicas, que vão ser utilizados no edifício. Um material adquirido aquando da intervenção realizada na igreja em 2003.

A reabilitação deste edificado enquadra-se no plano nacional de reabilitação dos edifícios históricos e religiosos traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Fundo do Turismo.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é o mais antigo edifício histórico da Cidade Velha que se mantém intacta e em uso. Construída em 1495 integra um dos raros exemplos da arquitetura gótica na Africa Subsaariana.

Últimas Notícias