Escavação alcatraz

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Coordenador da Direção dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, e do técnico-historiador Jose Landim, esteve em Alcatraz para inteirar-se dos trabalhos da segunda fase de escavação arqueológica naquele Sítio Histórico.

Escavações realizadas pelo Instituto do Património Cultural, em parceria com a Universidade de Cambridge e a Câmara Municipal São Domingos, no âmbito do projeto de revitalização e reconstrução da história de Alcatraz.

Por agora, descobriu-se vestígios de assentamento urbano, diferentes tipos de cerâmica proveniente dos continentes africano e europeu, que comprovam a presença de povos africanos e europeus na localidade.

Com esta prospeção, que tive sua primeira fase em 2012, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a História daquele Sítio que fora em tempos a Capitania do Norte, no mesmo período que a Cidade Velha.

Instituída no século XV, a capitania de Alcatraz teve como seu primeiro capitão- donatário Diogo Afonso, num reconhecimento régio em virtude da descoberta das ilhas do Barlavento.

Últimas Notícias