Dia Nacional da morna

No decurso do processo da candidatura da morna a património cultural imaterial da humanidade a plenária da Assembleia Nacional decretou, em Março último, o dia 3 de Dezembro como o Dia Nacional da Morna, em homenagem ao compositor e músico B.Leza, nascido nesse exato dia nos idos de 1903.

Em decorrência, confluindo com o plano de salvaguarda da morna, urge encetar uma campanha promocional do género junto á sociedade civil e aos visitantes, turistas e outros agentes no sentido de se dar uma maior visibilidade à candidatura submetida à Unesco.

Pela primeira vez se intenta assinalar este marco importante para o país, escolhendo-se como palco central a Magna Casa Parlamentar para acolher a exposição temática, conferência sobre o patrono do dia e a morna.

Esses eventos serão o culminar de um vasto programa comemorativo, que se inicia a 30 de novembro, envolvendo várias instituições do Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, a Câmara Municipal da Praia, a Sociedade Cabo-verdiana de músicos, escolas públicas e privadas, Livraria Pedro Cardoso e Rádio Televisão Cabo-verdiana, ASA entre outros parceiros.

Respeitando a idiossincrasia da morna em si, o programa contempla aferição do género nas suas variadas dimensões, aliando música, poesia e dança, à transmissão de conhecimentos e experiências vivenciais.

 

Últimas Notícias