Diretora PI participa 13ª assembleia unesco

Sandra Martins, Diretora do Património Imaterial, do Instituto do Património Cultural, participa da 13ª Assembleia do Comité do Património Imaterial da UNESCO a realizar-se de 26 de novembro a 01 de dezembro nas ilhas Maurícias. A encontro será presidido pelo Prithvirajsing Roopun, Ministro das Artes e Cultura da República da Maurícia.

Durante os seis dias, os vinte e quatro Estados Membros da Comissão, eleitos pela Assembleia Geral da Convenção de 2003, deverão discutir uma série de questões que são importantes para a salvaguarda do património vivo em todo o mundo.

Como todos os anos, os mecanismos de cooperação internacional estabelecidos pela Convenção de 2003, como inscrições nas Listas, registro de Boas Práticas de Salvaguarda e pedidos de Assistência Internacional, juntamente com a análise de relatórios nacionais, estão inscritos na agenda da reunião.

Este encontro, permitirá a Cabo Verde conhecer os meandros do processo de classificação dos bens imateriais, bem como estabelecer os contactos bilaterais com os países que compõe o Comité de decisão. Isto, a um ano da decisão relativa a candidatura da Morna a Lista Representativa da UNESCO, entregue no passado mês de março, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Recorda-se que Cabo Verde é Estado parte da Convecção do Património Imaterial de 2003, desde o ano de 2016.

 

 

Últimas Notícias