Capela NSDC boa vista

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Coordenador da Direção dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, e do Arquiteto Ricardo Ortet, visitou ontem a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Povoação Velha, na ilha da Boa Vista.

A ermida foi construída por volta de 1822 em honra à Mãe de Deus, tendo substituído uma antiga que datava 1860. Popularmente é conhecida de Grejóna e segundo relatos de moradores locais, esta foi mandada construir pela família Tavares de Sal-Rei.

Apresenta uma arquitetura simples, com planta retangular, cobertura de telha. Exibe uma só nave, encimada com uma cruz e uma porta moldurada com arco e duas frestas laterais. A torre sineira possui formato quadrangular encimada por coruchéu piramidal.

A visita à referida Capela, aconteceu na sequência da anterior visita do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas à ilha, e dos levantamentos arquitetónico, fotográfico e patológico realizados recentemente, pelo instituto. Tendo constatado um alto nível de degradação de alguns bens, o Instituto acredita ser necessário a revisão do formato de alguns projetos.

Além desta Capela, foram contempladas na ilha da Boa Vista, no IV Eixo PRRA, o Forte Duque de Bragança e a Igreja de São Roque no Rabil.

Últimas Notícias