Forte duque de bragança

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Coordenador da Direção dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, e do Arquiteto Ricardo Ortet, visitou ontem o Forte Duque de Bragança na Ilha da Boa Vista.

Uma visita que, aconteceu na sequência da anterior visita do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas à ilha, e dos levantamentos arquitetónico, fotográfico e patológico realizados recentemente, pelo instituto. Tendo constatado um alto nível de degradação de alguns bens, o Instituto acredita ser necessário a revisão do formato de alguns projetos.

Neste sentido, a equipa reuniu-se com a edilidade, párocos e associações locais para uma avaliação da situação dos edifícios e revisão de alguns projetos. De recordar que na ilha das dunas, foram contempladas, além do forte, a Igreja de São Roque no Rabil e a Capela de Nossa Senhora da Conceição.

O Forte Duque de Bragança, localizado no ilhéu de Sal-Rei, foi construído por volta de 1820, para defesa do ancoradouro de Sal Rei contra os ataques de piratas e corsários, uma vez que, a ilha naquela época tinha assumido um papel crucial na exportação do sal.

Quanto à sua arquitetura, possui planta quadrangular, adaptado ao terreno.

A visita ao Forte Duque de Bragança foi conduzida pela Equipa da Camara Municipal da Boa Vista.

Últimas Notícias