PR visita orgãos

O Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Coordenador da Direção dos Monumentos e Sítios, Jaylson Monteiro, e do Arquiteto Ricardo Ortet, visitou, na passada sexta-feira, o Município de São Lourenço, na ilha de Santiago.

Uma visita que aconteceu no âmbito da coordenação, por parte do IPC, do IV Eixo do PRRA, referente à reabilitação e requalificação de edifícios históricos e religiosos. Na localidade, foi contemplada a Capela de Poilão, orçada num valor de 6552 contos.

Uma capela privada, que ao que tudo indica, foi criada no contexto das capelas privadas que prevaleceram até à reforma liberal do século XIX. A sua origem remonta aos primórdios da colonização e a era do atributo de proprietários abastados.

Esta capela detém uma planta retangular simples, com cobertura de telha marselha de duas águas. É uma capela com arquitetura simples, exibindo uma só nave, que por sua vez, é encimada com uma cruz.

A visita a São Lourenço dos Órgãos, serviu ainda para o Presidente do IPC, inteirar-se dos projetos da edilidade local, no tocante à salvaguarda e valorização do património cultural local. Nesta senda, acompanhada da equipa camararia, Fernandes e equipa, visitou a Igreja Matriz São Lourenço dos Órgãos, a Ponte D. Luís (Covão Sequeira), Casa Aguiar, Sobrado Dinis Correia, entre outros pontos.

Ao fim da visita, o Presidente do IPC, apresentou total disponibilidade e abertura, do Instituto que dirige, em colaborar com a edilidade local, em prol da salvaguarda e promoção do legado histórico e cultural de Órgãos.

Últimas Notícias