Formação SIG

No âmbito da politica de capacitação continua, em contexto de trabalho, uma equipa do IPC composta por técnicos das várias direções e gabinetes de serviço, participam da formação teórico-prática, de 10 dias, sobre “Sistema de Informação Geográfica”

Uma formação ministrada pela Esri Portugal, empresa de sistemas de informação geográfica, com representação em Cabo Verde.

Uma das ferramentas essenciais de trabalho do Instituto, são os dados, principalmente na realização de inventários.

Neste sentido, segundo o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, que esteve presente na abertura da formação, o instituto que dirige, pretende "facultar aos técnicos as ferramentas necessárias para a gestão integrada do património cultural.

Isto, através do manuseio das TIC´s, servindo assim para os projetos de inventários do património, enquanto instrumento para a sua georreferenciação e catalogação".

De realçar que a referida formação, irá dar vasão a um dos compromissos assumidos num protocolo firmado entre o IPC e o INGT, no passado 2 de fevereiro de 2018, referentes à elaboração de um mapa cartográfico do património cultural nacional. Mapa este, que por sua vez, integrará o mapa cartográfico nacional.

Últimas Notícias