Balanço 1ª fase do PRRA

Terminada a primeira fase de levantamento arquitetónico e fotográfico de alguns edifícios históricos e religiosos, contemplados no quadro do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade (PRRA), o Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, reuniu-se, com a equipa que esteve no terreno, para acompanhamento e balanço dos trabalhos realizados.

Recorde-se que a equipa, composta pelos arquitetos Daniel Oliveira, Adalberto Tavares, Ricardo Ortet e a Arquiteta Jandira Silva, estive nas ilhas de Fogo, Brava, Boa Vista, São Nicolau e Maio, recolhendo dados que permitirão fazer uma análise detalhada das patologias da Igreja Matriz de São Roque, Capela Nossa Senhora da Conceição, do Forte do Duque de Bragança, da Praça 4 de Setembro, Casa Museu Eugênio Tavares, do Liceu Sena Barcelos, Orfanato de Caleijão e a Casa de Baltasar Lopes, Igreja Nossa Senhora da Luz, Capela de Monte Penoso e Capela de Morrinho.

Segundo o Coordenador do Projeto, Daniel Oliveira, com o levantamento, a equipa pode constatar que alguns edifícios se encontram em estado crítico, caso do Orfanato Caleijão na ilha de São Nicolau, Capela Nossa Senhora da Conceição e Forte do Duque de Bragança, na ilha da Boa Vista.

Após o levantamento feito, a equipa do IPC procede agora à elaboração de uma carta de risco, levantamento histórico dos mesmos, para posterior elaboração dos projetos de reabilitação e valorização dos edifícios acima referidos.

Um plano de valorização que, segundo Hamilton Fernandes, deverá ser feito em estreita colaboração com as edilidades locais e as Dioceses (Santiago e Mindelo).

De referir que são num total de 31 projetos contemplados no Plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos, traçado pelo Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, em todos os Municípios, que deverão ser executados até o final desta legislatura.

Após conclusão da primeira fase de levantamento, a equipa seguirá para as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, e por fim, Santiago Norte e Sul.

Últimas Notícias