Konbersu sobri tabanka

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, presidiu a abertura da Konbersu sobri Tabanka "Nu bem toma troga". O evento é uma troca de experiências entre os lideres e figuras de diferentes grupos de tabanka da ilha de Santiago, no âmbito do Inventário Nacional da Tabanka.

No discurso de abertura Konbersu sobri Tabanka, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, afirmou que o mais importante da Tabanka são as pessoas que a fazem, são as comunidades que a abraçam e toda a rede de relações sociais que a Tabanka sempre criou nas aldeias e localidades. 

“A construção de uma marca identitária do município, através de uma marca como Tabanka, a meio e longo prazo, garante um cunho identitário e um valor cultural turístico que irá garantir a sustentabilidade do município” salientou o ministro Abraão Vicente. 
É neste sentido que "temos que recuperar a Tabanka e é preciso criar laços de confiança junto das comunidades de Tabanka", reafirmou o governante.

Konbersu sobri Tabanka “Nu bem toma troga" aconteceu, hoje, 24 de agosto, no Museu da Tabanka, em Chã Tanque. O evento foi realizado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC - Instituto do Património Cultural em parceria com a Câmara Municipal de Santa Catarina,

De recordar que no mês de abril o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural, atribuiu financiamentos aos grupos de Tabanka no sentido de restituir alguns instrumentos, trajes entre outros.

 Texto e foto: MCIC

Últimas Notícias