Workshop inventario tabanca

No âmbito do Inventário Nacional da manifestação, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o Instituto do Património Cultural, promove de até o próximo dia 2 de setembro, uma formação intensiva para os grupos de Tabanca da Cidade da Praia.

Uma formação com vista capacitar os jovens dos grupos para realização do inventario da manifestação, junto às suas comunidades e grupos.

Participam da formação, os grupos de Tabanca da Achada Santo Antonio, Várzea e Achada Grande. De referir que os participantes foram escolhidos pelos seus lideres, com foco na transmissão de conhecimento e no perpetuar da Tabanca.

Ao longo destes dias, os grupos terão a oportunidade de conhecer e o debruçar sobre a Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (2003), trabalharão um mapa participativo, e por fim, terão uma formação base na área do audiovisual.

Módulos que permitirão conhecer a especialidade de cada Tabanca e facilitará o trabalho de inventário, no terreno, aonde os formadores serão orientadores e auxiliares do processo.

De referir que, a mesma formação foi realizada na ilha do Maio, e posteriormente a equipa do instituto seguirá para o interior da ilha de Santiago.

A equipa formadora é composta por Sandra Martins (Diretora do Património Imaterial), Tony Barbosa (Antropólogo Visual), Humberto Lima (Antropólogo) e Elídio Baleno (Historiador).

Últimas Notícias