Manual ilustrado

Desde a entrada do novo Governo que se definiu, como uma das políticas para o país, um trabalho integrado entre os municípios e o poder central. Com a assinatura do acordo de cedência da Pousada de São Pedro entre IPC - Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS) e apresentação pública do Manual Ilustrado de Normas Urbanísticas para Cidade Velha, o Governo reafirma o compromisso da introdução de uma política de planificação e desenvolvimento descentralizado, com uma grande envolvência dos municípios.

“Com estes atos mostramos uma verdadeira parceria entre as câmaras municipais e o Governo. Com a assinatura do acordo, por exemplo, fica claro que a nossa intenção é fazer com que os municípios devem ser os autores principais na gestão não só do património histórico, mas também de um novo olhar arquitetónico e urbanístico construído nas cidades”.

Já, a apresentação do Manual Ilustrado de Normas Urbanísticas para Cidade Velha, financiado pela UNESCO, marca o momento inicial de sensibilização e apropriação do documento pela população e pelas autoridades. São três mil, o número de exemplares a serem distribuídos pela população local.

Neste mesmo dia foi apresentado, pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, o programa “Mais Cidade” que conta com o financiamento do PRAA, através do Governo.

Texto e foto: MCIC

Últimas Notícias