Formacao Museus Positivo

Terminou recentemente a formação em Gestão de Museus ministrada pelas especialistas em museologia, Teresa Campos e Teresa Mourão. A formação, organizada pelo Instituto do Património Cultural em Parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, foi avaliada positivamente tanto pelos formandos, como pelas formadoras. Segundo os mesmos foram “dias intensos de partilha e conhecimento”.

Em representação da Gulbenkian, Teresa Mourão, no âmbito do encerramento do curso, demostrou total disponibilidade da fundação em colaborar com o IPC em mais ações de formação e capacitação técnica. Para esta formadora, agora é o momento de “agarrar e não desmoralizar perante as dificuldades. É pegar no que se tem e trabalhar”.

Aproveitou para agradecer ao IPC por ter proporcionado a experiencia, que chamou “calorosa” e afetiva, mas sobretudo de aprendizado mutuo”, através da Gulbenkian, que é, e vai ser muito importante para os profissionais dos museus.

Adilson Dias, coordenador da Direção de Museologia e Museus, agradeceu as formandas pela forma sabia como transmitiram seus conhecimentos. Afiança ter sido um grande desafio do IPC reunir todos os técnicos presentes para formação, numa forma de valorização dos recursos humanos e do património nacional.

“Foram cinco dias de partilha, mas é apenas o inicio de um percurso de formações que o IPC pretende realizar, tanto no país como no exterior. Não apenas para responder as críticas, mas para fazer mais e melhor que sabemos”. Agradeceu em nome do IPC a parceria da Gulbenkian, que almeja duradoura e profícua.

A formação aconteceu no auditório do Arquivo Nacional de Cabo Verde e contou com técnicos dos museus sob tutela do IPC, das Câmaras Municipais, da Assembleia Nacional, Palácio da Cultura Ildo Lobo, Biblioteca e Arquivo Nacional, Fundação Amílcar Cabral e ASPEC.

Últimas Notícias