catalogacao azulejo

O Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Diretor Administrativo e Financeiro, Filomeno Fortes, esteve de visita na Cidade Velha, Património Mundial, para inteirar-se do andamento do projeto de reabilitação da Igreja Nossa de Senhora do Rosário.

Neste momento, uma equipa liderada pelo Arquiteto Adalberto Tavares, prepara a catalogação dos azulejos, originais e replicas, que vão ser utilizados no edifício. Um material adquirido aquando da intervenção realizada na igreja em 2003.

De referir que o IPC já entregou o projeto de reabilitação ao Ministério das Infraestruturas que dará seguimento a próxima fase, a abertura do concurso público, por forma a dar inicio às obras de requalificação daquela Igreja construída em 1495.

Em termos arquitetónicos, “Nossa Senhora do Rosário” possui características típicas de uma arquitetura quinhentista, com planta retangular, contrafortada, de espaço único, com altar-mor sobre supedâneo de 5 degraus, construída no local onde existia uma pequena capela gótica, fazendo esta parte da estrutura atual, com influência manuelina, com arco quebrado, ladeado por duas gárgulas e coberta em abóbada de nervuras com fechos policromos.

O projeto de reabilitação da INSR enquadra-se no reabilitação do Plano Nacional de reabilitação do património Imóvel traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC - Instituto do Património Cultural.

A abertura oficial do projeto aconteceu no passado mês de fevereiro, numa cerimónia singela de apresentação do projeto feito pelo arquiteto urbanístico e coordenador, Adalberto Tavares Beto, na presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamiltor Jair Fernandes, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel de Pina, Cardeal Dom Arlindo Furtado, da Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, Helena Paiva, Secretária Executiva da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO Unescocv, Stephanie Brito e ainda párocos e a comunidade.

Últimas Notícias