reuniao comite

O Instituto do Património Cultural promoveu um encontro de trabalho entre o Comité de Seguimento dos projetos do Património Cultural Subaquático, de Cabo Verde, e a Direção Regional da Cultura dos Açores. Um encontro que aconteceu no âmbito da visita da Delegação dos Açores à Cabo Verde.

Fazem parte deste comité de seguimento, que será brevemente oficializado em Conselho de Ministros, instituições com intervenção direta ou indireta no património subaquático nacional. Entre eles estão: a Agência Marítima e Portuária, Guarda Costeira Nacional, Comando da Policia Marítima, Direção Nacional do Ambiente, Direcção-Geral do Turismo e Transporte, UNICV, Arquivo Nacional de Cabo Verde, Comissão Nacional de Cabo Verde para Unesco, Câmara de Comercio, entre outros.

O referido encontro teve por base a apresentação do projeto de arqueologia subaquática Margullar, que é financiado através do Programa Operativo de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canarias (POMAC) 2014-2020, e tem por base a conservação e proteção do património subaquático que constitui o legado da nossa memória histórica.

O projeto Margullar e a experiência de Açores na arqueologia subaquática foi apresentada por José Luís Neto, chefe de divisão do património móvel e imaterial dos Açores. Experiências que se assemelham a Cabo Verde, pela situação arquipelágica que comportam. Carlos Carvalho, arqueólogo do IPC, em contraponto, apresentou o “Cabo Verde subaquático”, nas experiências e vivências do país.

Durante o encontro, o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, frisou sobre a importância da participação de Cabo Verde, neste projeto, juntamente com regioões que estão muito à frente na matéria de património subaquático, como é o caso dos Açores.

Integram o projeto MARGULLAR Cabildo de Lanzarote, Direção Regional da Cultura dos Açores - Fundo Regional de Ação Cultural, ADCA - Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores, Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura / Direção Regional da Cultura-Madeira, Associação Comercial e Industrial do Funchal Câmara de Comércio e Industria da Madeira, Instituto do Património Cultural de Cabo Verde e Direção do Património Cultural do Senegal.

Últimas Notícias