Presidente preside conferencia

O Presidente do Instituto do Património cultural, Hamilton Jair Fernandes, participa nos dias 17 e 18 de maio, em representação do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abraão Vicente, da primeira reunião da Comissão do Património cultural dos países de língua portuguesa, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil.

Este encontro de dois dias, visa fomentar iniciativas de valorização do Património Cultural comum, para integração e desenvolvimento regional. Singularidades e aprendizados em preservação do património.

Participam do evento, promovido pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do Brasil, representantes de Portugal, Cabo Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. O mesmo acontece no hotel histórico Pestana Convento do Carmo, antiga Ordem Primeira dos Freis Carmelitas, construído em 1586.

De referir que Cabo Verde assume, dentro de dois meses, a presidência rotativa da CPLP, para os próximos dois anos (2018-2020), tendo como prioridades a cultura, as pessoas e os oceanos.

Durante o encontro, Cabo Verde vai solicitar o apoio da comunidade CLPC para a candidatura da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade, além de estabelecer os contatos necessários para a futura candidatura transnacional do Ex-Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial.

Últimas Notícias