trindade

O Sitio Histórico e Arqueológico da Trindade é hoje um património com características únicas no contexto patrimonial nacional, com um elevado valor histórico, dispondo, destarte, de argumentos intrínsecos e extrínsecos suficientes para a sua classificação enquanto Património Nacional. As suas características arquitetónicas, de reconhecida valia histórico-cultural, tornam-no um conjunto patrimonial ímpar

Entendido o seu valor cultural nacional, pela carga histórica que carrega, o Conselho de Minstros acaba de declarar o Conjunto Histórico e Arqueológico da Trindade à categoria de Património Cultural Nacional.

A decisão surge na semana em que se realiza a primeira Semana Nacional do Património Cultural que acontece no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Já, no início do mês de abril, numa visita do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, acompanhado pelo Presidente do IPC - Instituto do Património Cultural, Dr. Hamilton Jair Fernandes, o governante garantiu que ainda este mês este património seria elevado à categoria de Património Cultural Nacional de Cabo Verde.

"Uma classificação que se justifica pelo interesse arqueológico que o conjunto tem a nível nacional. Com a classificação podemos inscrevê-lo dentro do roteiro turístico da ilha de Santiago e ainda promover as investigações científicas que também são necessárias para aprofundar o estudo e conhecimento que temos desse espaço arqueológico”, afirmara o MCIC, Abraão Vicente.

Texto: MCIC

Últimas Notícias