aula magna ribeira grande

As navegações por “mares nunca dantes navegados”, iniciadas pelos Portugueses em 1434 arrastaram o mundo, passo a passo, para a globalização. Quer isto dizer que as diferentes sociedades que tinham evoluído isoladamente até ao início do século XV foram sendo integradas num sistema de comunicações comum que permitia também o conhecimento cada vez mais correto da configuração do planeta com os seus continentes e oceanos e com a diversidade dos seus habitantes.

Este movimento globalizador também permitiu a integração de espaços inabitados no convívio dos povos, como sucedeu com o arquipélago de Cabo Verde. O domínio destas ilhas era imprescindível para o sucesso das viagens de exploração e depois para as rotas comerciais que foram sendo estabelecidas ao longo do tempo.

Apesar de ser um território distante da Europa e com um clima muito diferente, o que tornava o seu povoamento menos interessante para os portugueses, o rei de Portugal soube sempre que era imperioso ocupar este espaço de imediato, e os primeiros povoadores chegaram logo em 1462.

As medidas excecionais de fomento do povoamento determinadas por D. Afonso V em 1466 comprovam a clara consciência da coroa de Portugal sobre a necessidade urgente de dominar o arquipélago de Cabo Verde.

Situado numa das encruzilhadas das rotas atlânticas, por onde passavam tanto as ligações norte-sul como as este-oeste, o porto da Ribeira Grande tornou-se, assim, desde a primeira hora num Pólo de confluência de pessoas, objetos, produtos, animais ou plantas de todas as partes do mundo.

Com este mote, João Paulo Oliveira e Costa, proferiu a aula Magna intitulada “A Ribeira Grande e a primeira globalização” no Campus da UNCV. Uma aula Magna integrada as atividades da primeira Semana Nacional do Património Cultural.

O Professor Doutor João Paulo Oliveira e Costa está em Cabo Verde para o projeto de arqueologia subaquática CONCHA, da Catedra da UNESCO, Património Cultural dos Oceanos, da qual este arquipelágo é parceiro, por meio do Instituto do Património Cultural.

 

 

 

Últimas Notícias