MArgullar Jair e CarvalhoO Instituto do Património Cultural participa da III jornada transnacional de trabalho do projeto europeu Margullar que acontece 5 e 6 de abril na ilha terceira de Açores, Portugal. Projeto de arqueologia subaquática da qual o instituto é parceiro.

Participam deste encontro, o Presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, e o Arqueólogo afeto ao instituto e ponto focal do projeto, Carlos Carvalho.

Margullar é um projeto que visa a valorização do património cultural subaquático no espaço arquipélagos e costas da Macaronésia, através do aprofundamento do conhecimento do potencial que representa em termos de desenvolvimento dum turismo diversificado e sustentado.

Esta jornada de trabalho junta Açores, Canarias, Madeira, Senegal e Cabo Verde para desenvolver um projeto de arqueologia subaquática com objeto de pôr em valor o vasto património cultural dos países parceiros.

Os principais objetivos da III jornada são:

1. Disseminar a metodologia arqueológica para a realização de intervenções subaquáticas.

2. Estabelecimento de metodologia básica para a criação de um gráfico arqueológico subaquático.

3. Exposição da problemática das investigações em meios subaquáticos e possíveis soluções no momento de propor sua realização.

4. Conhecimento de experiências semelhantes em outras regiões da Macaronésia e possíveis aplicações para o território local.

Últimas Notícias